9/27/2016

IX Semana Teológica

O mês de Setembro é marcado pela Semana Teológica na Faculdade Católica de São José dos Campos que teve este ano a edição número IX. Participamos do quarto dia do evento, que trouxe como tema "A Teologia da Misericórdia, a Ciência e a Tecnologia num papo aberto". E este papo aberto foi direcionado pelo Prof Pe Osmar Cavaca e contou ainda com as ilustres participações de D. Emanuelle Bargellini, OSB Cam e do Engenheiro José Carlos Passos PMP.

Foto: Prof Pe Osmar Cavaca, Engenheiro José Carlos Passos e Dom Emanuelle Bargellini
Fonte: Pode Cornettah

Segundo Prof Pe Osmar Cavaca, na idade média, a Teologia era a rainha das ciências e tudo era regrado por ela e somente no século XVI é que iniciaram-se as divergências entre a Teologia e a Ciência. Durante os séculos XVIII e XIX a Ciência passa a ter uma pretensão de hegemonia do conhecimento e aos aos poucos a Teologia vai sendo tirada das universidades. As duas grandes guerras trouxeram muitas dúvidas para a própria Ciência que, também aos poucos, vai sendo desbancada por não entender e não atender as verdadeiras necessidades dos homens. As interrogações vão se sobrepondo. Há um elemento que transcende a Ciência, pois à medida que ela haje nas realidades, a própria pesquisa vai se modificando, a física vai tomando um caráter de impessoalidade. A Ciência não é uma ralidade a-histórica, ou seja, sempre fez parte da história e no século XX começa a dizer que algo vai além de seus conhecimentos. É preciso dialogar, é preciso conhecer um ao outro, enfim, a Ciência e Teologia iniciam um caminho juntos.

Para D. Emanuelle Bargellini, antes de mais nada, é necessário responder a seguinte pergunta: Qual Teologia e qual Ciência podem entrar em diálogo?  Segundo ele, para se ter um diálogo fecundo, é necessário ter a consciência dos próprios limites e das próprias identidades, além da necessidade e o querer crescer, com a presença da humildade e da misericórdia, sem competição e sem presunção, devem se sentir incompletos. Existe, também, a necessidade humana de se acolher e recolher com dinamismo. A Teologia não pode ser limitada tão somente no aspecto intelectual e, para isto, o primeiro teólogo é cada uma de nós, na nossa individualidade e totalidade. Isso vem do Espirito Santo, envolvendo compromisso pessoal com Cristo. Para ser teólogo é preciso representar a relação com Deus, não é suficiente a formação acadêmica mas, sobretudo, querer a abertura ao desconhecido. O sentido da Teologia para o Cristão é viver a experiência com Deus e a verdade da sua plenitude, ou seja, uma verdadeira passagem pascoal em busca da fé. 

Já o Engenheiro José Carlos diz que é preciso ter os "pés no chão". Teoricamente, tecnologia não tem relação alguma com ciência. Algumas pessoas dizem que tecnologia é uma desgraça e que escraviza os homens, outras pessoas já dizem que é bom e que realmente é o futuro da humanidade. Na verdade, Tecnologia é a aplicação da Ciência, a Tecnologia dialoga com a Ciência o tempo todo, o que pode levar até a uma crise de identidade. A Tecnologia pode ser tanto aplicada para o bem quanto para o mal, como por exemplo, do avanço da medicina para cura de doenças terminais a fabricação de células abortivas. Ficam então algumas perguntas: Tudo aquilo que é possível, é bom? Tudo aquilo que é possível nos aproxima de Deus? As respostas as estas perguntas vão diretamente ao encontro do que diz São Josemaria Escrivá: "Devemos santificar-nos com o trabalho, santificar-no pelo trabalho e santificar-no para o trabalho", por isso, é extremamente importante que façamos um trabalho que gere credibilidade, pois existe uma questão moral entre Ciência e Tecnologia: A moralidade dos atos humanos que se relaciona com ação, materialização, consequência e, sobretudo, intenção do homem. Ao ato humano podem ser atribuídos valores positivos ou negativos. Desta forma, devemos santificar-nos com a tecnologia, santificar-nos pela tecnologia e santificar-nos para a tecnologia.

E exemplo de usar o avanço da tecnologia através da aplicação da ciência, em favor dos preceitos da teologia cristã voltados sobretudo as famílias, é a modernização do sistema virtual através da implementação do novo site e aplicativos do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, que também esteve presente durante toda a semana teológica, para buscar aprendizagem contínua e disseminar ainda mais a Paz e o Bem aos seus alunos, suas famílias e todo corpo docente.

Foto: Representantes do Colégio Franciscano Nnossa Ssenhora Aparecida
Fonte: Pode Cornettah

Grande Abraço,
Eduardo Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário